$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O VALOR DA FLEXIBILIDADE APLICANDO TOR E MRM COM SALTOS DE POISSON: O CASO DO CARRO FLEX-FUEL
Autor: CAROLINE XAVIER DE ABREU RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS PATRICIO SAMANEZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23014
Catalogação:  27/05/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23014@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23014@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23014

Resumo:
Com a entrada no mercado automobilístico brasileiro, em 2003, dos carros flex-fuel, que podem ser abastecidos tanto com gasolina C quanto com álcool hidratado, o proprietário do veículo passou a poder escolher na hora do abastecimento que combustível colocar visando ter um menor custo. Essa dissertação aplica Teoria de Opções Reais para analisar o valor que a flexibilidade de escolha do combustível proporciona ao proprietário. Tal flexibilidade pode ser entendida como uma opção real de troca de insumo (input switch) em que os insumos são os dois combustíveis acima mencionados. Além disso, esse estudo levará em conta as diversidades e peculiaridades de cada região do Brasil, ou seja, buscar-se-á valorar a opção para cada uma das cinco regiões do país: sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. A escolha do modelo estocástico pode influenciar de forma determinante o valor da opção real avaliada. Sendo assim, nesse trabalho, a opção de conversão será modelada de acordo com o Movimento de Reversão à Média com saltos de Poisson. Foi escolhido o Movimento de Reversão à Média com saltos de Poisson, pois apesar de os preços de commodities serem relativamente bem modelados pelo Movimento de Reversão à Média, o preço da gasolina e do etanol sofrem variações bruscas (saltos) em intervalos curtos de tempo. Assim, procura-se verificar se a sofisticação do modelo tem um impacto significativo no valor da opção por meio da comparação do presente estudo com o trabalho de Nascimento (2012). A previsão dos preços e o valor da opção serão gerados através da Simulação de Monte Carlo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui