INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: IMPLANTAÇÃO DE UM PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUES EM UNIDADES MARÍTIMAS DE ARMAZENAGEM E ESCOAMENTO DE PETRÓLEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO TANGERINI

Colaborador(es):  ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 22867
Catalogação:  28/04/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22867@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22867@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22867

Resumo:
As perspectivas de aumento da produção nacional de petróleo, após as recentes descobertas do pólo pré-sal, e o consequente aumento do número de pontos de escoamento via modal marítimo, vêm tornando os sistemas logísticos de suprimento das refinarias nacionais e da exportação dos volumes excedentes cada vez mais complexos. Além destes aspectos, há que se considerar a curva de produção de água, que cresce ao longo da vida útil de um reservatório de petróleo, influenciando na sua qualidade. Diante deste contexto, é notória a necessidade de se criar um processo de gestão de estoques, que seja capaz de definir os seus níveis ideais, prever os estoques e a qualidade do óleo armazenado, bem como sugerir o tamanho dos lotes para a sua retirada, para suportar o processo de tomada de decisão quanto à programação de navios para o escoamento da produção, de modo a garantir a sua continuidade, atendendo às especificações de qualidade requeridas, além de considerar a análise do trade-off entre os custos do transporte marítimo e o custo de oportunidade do óleo armazenado. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e o início da implantação de um processo de gestão de estoques na área de Exploração e Produção de uma empresa integrada do segmento de petróleo e gás, onde se observou a necessidade do desenvolvimento de um simulador para prever a qualidade e o estoque em unidades marítimas de escoamento de petróleo. Inicialmente, a maioria das variáveis de entrada no modelo será determinística, porém, recomenda-se que, no futuro, sejam incorporadas as demais aleatoriedades, de modo que o simulador seja capaz de capturar a natureza estocástica do processo e sua complexidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui