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Título: CIENCIA, RELIGIÓN Y TEOLOGÍA EN LA ARQUITECTURA Y EN EL ARTE SAGRADO
Autor: ANA MARIA MARGARITA CAMPORA
SUSANA VILLALONGA
MERCEDES PALACIO
LILIANA MARTINEZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 22737
Catalogação:  21/03/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22737@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.22737

Resumo:
A arquitetura e arte sagradas se vinculam com os símbolos universais, que por serem primordiais se apresentam como transculturais. Sua interpretação difere conforme a construção das representações sociais que/as diferentes culturas fizeram delas, mas conservam um caráter teofânico que os cobrem de uma dimensão de transcendência. As Verdades Eternas, os mitos e os arquétipos universais são pressentidos através dos Mundus Imaginalis, o Mundo dos símbolos, o mundo teofánico em que os arquétipos em forma de imagens são manifestados na alma do ser humano. O conhecimento da arquitetura e arte sagradas, envolve o termo Hierognosis (do grego) que significa conhecimento do sagrado. O fim da arte sagrada é refletir realidades supra formais através de elementos simples e primordiais. Assim mesmo, a arquitetura e a simbologia estão atravessadas pela função. A função está ligada a expressão e ambas podem ser abordadas desde à percepção. A arquitetura e a arte sagrada se diferenciam de outras formas artísticas denominadas arte profana. Em todas as religiões existe uma arte e uma arquitetura sagradas, pelo objeto, pela finalidade, e pelo modo de execução. Suas funções, expressões, significados e finalidades vinculam as pessoas que, ao contemplar e habitar, anelam a conexão com a dimensão sagrada da divindade.

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