As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CIENCIA, RELIGIÓN Y TEOLOGÍA EN LA ARQUITECTURA Y EN EL ARTE SAGRADO Instituição: - Autor(es): ANA MARIA MARGARITA CAMPORA
SUSANA VILLALONGA
MERCEDES PALACIO
LILIANA MARTINEZ
Colaborador(es): - Número do Conteúdo: 22737
Catalogação: 21/03/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22737@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.22737
Resumo:
Título: CIENCIA, RELIGIÓN Y TEOLOGÍA EN LA ARQUITECTURA Y EN EL ARTE SAGRADO Instituição: - Autor(es): ANA MARIA MARGARITA CAMPORA
Colaborador(es): - Número do Conteúdo: 22737
Catalogação: 21/03/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22737@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.22737
Resumo:
A arquitetura e arte sagradas se vinculam com os símbolos universais, que
por serem primordiais se apresentam como transculturais. Sua interpretação
difere conforme a construção das representações sociais que/as diferentes
culturas fizeram delas, mas conservam um caráter teofânico que os cobrem
de uma dimensão de transcendência. As Verdades Eternas, os mitos e os
arquétipos universais são pressentidos através dos Mundus Imaginalis,
o Mundo dos símbolos, o mundo teofánico em que os arquétipos em forma
de imagens são manifestados na alma do ser humano. O conhecimento da
arquitetura e arte sagradas, envolve o termo Hierognosis (do grego) que
significa conhecimento do sagrado. O fim da arte sagrada é refletir realidades
supra formais através de elementos simples e primordiais. Assim mesmo, a
arquitetura e a simbologia estão atravessadas pela função.
A função está ligada a expressão e ambas podem ser abordadas desde
à percepção. A arquitetura e a arte sagrada se diferenciam de outras formas
artísticas denominadas arte profana.
Em todas as religiões existe uma arte e uma arquitetura sagradas, pelo
objeto, pela finalidade, e pelo modo de execução. Suas funções, expressões,
significados e finalidades vinculam as pessoas que, ao contemplar e habitar,
anelam a conexão com a dimensão sagrada da divindade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |