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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SALVAÇÃO, ACOLHIDA DO SER HUMANO E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO Autor: DAVID MESQUIATI DE OLIVEIRA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 22678
Catalogação: 17/03/2014 Liberação: 17/01/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22678@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.22678
Resumo:
Título: SALVAÇÃO, ACOLHIDA DO SER HUMANO E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO Autor: DAVID MESQUIATI DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 22678
Catalogação: 17/03/2014 Liberação: 17/01/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22678@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.22678
Resumo:
Trata-se de uma reflexão teológico-pastoral. A questão de fundo é como comunicar a fé em Jesus Cristo e sua salvação a um mundo secularizado e ou pluralista. Está baseada em uma teologia da criação atrelada a uma teologia da salvação, bem como de um conceito mais abrangente de revelação e a consequente acolhida do ser humano, considerando que Deus age em todas as culturas. No entanto, a cultura não tem capacidade de expressar por si mesma essa ação salvífica, necessitando descobrir no cultural a referência a Deus. O texto busca sustentar uma teologia simultaneamente do diálogo e do anúncio. Assume a universalidade da salvação e da obra do Espírito Santo em todas as culturas, mas não a desvincula da tradição judaico-cristã. No encontro de culturas, uma aporta à outra, e todas são alteradas. Além disso, todo encontro de culturas é também um encontro de religiões. Inculturar a fé cristã é também dialogar com outras religiões. Nesse sentido, a prática missionária deve
voltar-se para descobrir Jesus Cristo nos diferentes povos, a partir do Espírito de Cristo. A atitude fundamental (sair-de-si-próprio) abre novos horizontes e possibilita emergir um Cristo que convida à conversão em cada povo (etnia), falando sua linguagem e expressando-se como eles.
Descrição | Arquivo |
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