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Título: PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE COLETIVO NO TRAJETO GÁVEA-RIO SUL, RJ
Autor: ADAM STAPE
LUIZA MAGON SADDY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22614
Catalogação:  11/03/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22614@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22614

Resumo:
O setor de transportes impulsiona o desenvolvimento de um país, possibilitando a circulação de bens e pessoas entre pontos de origem e destino. O planejamento de transportes é essencial para o alcance da eficiência do setor e no Brasil, existe a Política Nacional de Transportes com esse objetivo. No entanto, ainda existem muitas dificuldades em atingir a eficiência com os transportes públicos no país. No Brasil e no Rio de Janeiro, durante os últimos 20 anos, o número de passageiros que viajam por ônibus diminuiu, mas o número de frotas aumentou, causando um excesso de ônibus em circulação. Assim, o custo do transporte aumenta com o maior número de frotas, o aumento do custo do óleo diesel e a diminuição da durabilidade das frotas. Essa dissertação se propôs a mapear a situação atual e posteriormente, otimizar a taxa de utilização dos ônibus para alcançar o número ótimo de ônibus no percurso Gávea-Rio Sul. Com isso, melhoramos a eficiência do percurso, promovendo o bem-estar dos usuários. Analisando o percurso Gávea-Rio Sul, foco dessa dissertação, foi possível notar um grande número de linhas de ônibus percorrendo o mesmo caminho. Para o dimensionamento da frota ideal, foi realizado um estudo em campo para mapear as entradas e saídas de passageiros em cada ponto nos percursos de ida e volta e também entender a quantidade de ônibus e o intervalo entre saídas de cada frota. Concluindo, deve-se diminuir o número de ônibus nas frotas, possibilitando um redimensionamento nas linhas.

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