XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO Autor: PAULA CECCON RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22575
Catalogação: 26/02/2014 Liberação: 08/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22575&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22575&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22575
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO Autor: PAULA CECCON RIBEIRO
Nº do Conteudo: 22575
Catalogação: 26/02/2014 Liberação: 08/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22575&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22575&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22575
Resumo:
Em torno de 50 por cento das pessoas com autismo apresentam dificuldades
em desenvolver qualquer tipo de linguagem funcional. Este estudo apresenta
o desenvolvimento e avaliação de um jogo colaborativo multiusuário
para interface tangível portável. O jogo foi projetado a partir de
requerimentos de um grupo de crianças com autismo, visando estimular
a comunicação mediante estratégias colaborativas. Para isso, o jogo foi
projetado para interação por duplas de usuários. Cada usuário dispõe de
uma interface tangível portável para compartilhar recursos do jogo. Esse
compartilhamento e observado pela dupla numa tela maior. O jogo foi
avaliado seguindo aspectos de pesquisa relacionados com o interesse dos
usuários frente a tecnologia, a percepção de cada usuario do seu interlocutor
e as intenções de comunicação geradas entre os usuários para conseguirem
colaborar entre si. Foram realizados testes durante 8 semanas com 4 crianças
com autismo. Os resultados indicam que tanto o ambiente proporcionado
pela tecnologia utilizada quanto as estratégias do jogo permitiram estimular
nos usuários, em um ou outro grau, a comunicação através desse espaço de
compartilhamento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |