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Título: BULLYING ESCOLAR E A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO CONJUNTA DE PAIS E EDUCADORES NO SEU COMBATE
Autor: MUSA MAXIMO GOMES FERRAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CAITLIN SAMPAIO MULHOLLAND - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22545
Catalogação:  24/02/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22545@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22545

Resumo:
Esta monografia trata do tema bullying no contexto escolar e do papel a ser desempenhado pelos pais e pelas instituições de ensino no combate a este tipo de violência escolar. Para entender o que é o bullying, será exposto o conceito deste termo, procurando diferenciá-lo das brincadeiras consideradas normais no ambiente escolar, bem como os sintomas demonstrados pelas crianças e jovens que estão envolvidos com essa prática, além das consequências psíquicas que podem advir da vitimização no bullyinig. Com isso, será possível munir o leitor de ferramentas capazes de auxiliar no diagnóstico do bullying, ajudando a romper as barreiras do silêncio que usualmente circundam esse fenômeno. Em seguida, será feita uma análise sobre a responsabilidade pelos atos de bullying praticados por menores no âmbito escolar, buscando evidenciar que o dever de vigilância imposto às instituições de ensino em relação aos educandos deve ser coordenado com o dever dos pais de educar os filhos e de dirigir-lhes a conduta. É o que se pretende apontar, traçando, para tanto, um estudo da responsabilidade civil por fato de terceiro, abrangendo tanto a responsabilidade dos pais pelos atos dos filhos menores, quanto a responsabilidade das instituições de ensino pelos atos dos educandos, salientando os pressupostos para a caracterização de ambas. Dessa maneira, espera-se revelar as peculiaridades do bullying, enquenti uma prática definida pela repetitividade das agressões das agressões físicas e/ou psicológicas dirigidas pelo agressor contra a vítima, em uma relação desigual de poder, o que faz com que a escola, sozinha, não possa enfrentar a situação, sendo imprescindível a colaboração dos pais para o alcance de uma solução adequada para os casos de bullying escolar.

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