$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DA PROPRIEDADE AOS BENS COMUNS
Autor: MATTEO LOUIS RAUL MEIRELLES THEUBET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRE FABIANO MENDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22535
Catalogação:  20/02/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22535@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22535

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo trilhar um caminho: uma jornada que nos leve da propriedade aos bens comuns. A concentração de terras, a desigualdade social, os problemas políticos no Brasil são o reflexo de uma desigualdade que se perpetua por todas as esferas de poder, sejam elas políticas, econômicas ou sociais. Na busca de uma melhor compreensão destes problemas, de identificar entre eles um elemento comum, a propriedade surge como um cerne de todas as disputas. Temos tendência em confundir e a considerar a propriedade sob seu aspecto privado, como sendo um bem corpóreo, individualizando e sujeito à vontade do proprietário, que exerce sob este bem uma gama de poderes que lhe são inerentes. A propriedade, no entanto, não se restringe a este conceito limitado. Repensar propriedade significa repensar o núcleo no qual se inserem uma série de situações reais: a propriedade é forma organizadora da vida cotidiana, condiciona a maneira com a qual nos relacionamos com outrem e com os objetos que nos cercam; a propriedade molda nossa percepção de mundo. Buscar compreender as razões do absolutismo da propriedade nos leva a evidência: a de que esta confusão, este reducionismo ao qual condicionamos a propriedade é em verdade fruto de uma mentalidade construída. Leva-nos a evidência de que essa condição é proposital. Nesta jornada que empreenderemos, buscaremos compreender as bases na qual foram instituídas estas premissas sobre a propriedade, destrinchar os aspectos deste conceito tão vasto, estudar suas recentes transformações e entender melhor suas limitações. Buscaremos nos bens comuns uma alternativa, um outro caminho que fuja destas limitações e que apresente um novo horizonte de valores, de igualdade e de justiça social. Em meio à complexidade e a sensibilidade que demanda o tema, avançamos graças a uma certeza: a de que o caminho que escolhemos é um caminho de emancipação, um caminho que nos levará a liberdade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui