XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE OHESIVE FUNCTION OF NOMINALIZATIONS IN STUDENTS’ WRITTEN PRODUCTION: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL PERSPECTIVE Autor: RUBIANE GUILHERME VALERIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 22462
Catalogação: 04/02/2014 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22462
Resumo:
Título: THE OHESIVE FUNCTION OF NOMINALIZATIONS IN STUDENTS’ WRITTEN PRODUCTION: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL PERSPECTIVE Autor: RUBIANE GUILHERME VALERIO
Nº do Conteudo: 22462
Catalogação: 04/02/2014 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22462
Resumo:
The objective of this study is to investigate the cohesive function of
nominalizations in the written production of secondary school students. For this
purpose, this research is based on theoretical assumptions from Systemic-
Functional Linguistics, which considers language as a socio-semiotic system,
related to the situational and cultural contexts in which language is used (Halliday,
1994). The study of nominalizations can also be associated to the phenomenon of
ideational grammatical metaphor, which is viewed as one of the characteristics of
academic writing (Vandenbergen-Simon et al, 2003, Banks, 2003). The corpus of
study consists of 45 essays of three educational institutions - federal, state and
private – totalizing approximately 9800 words. The analysis was conducted in two
stages: a quantitative corpus-based approach, with the support of computational
tools (Scott, 2004), to calculate the frequency of nominalizations in the analyzed
texts, as well as their variation of use in the texts from different schools; and a
qualitative approach, which aimed at the description of the types of cohesive ties
established by nominalized forms in the selected essays. Results show that
students use nominalizations as a cohesive element and there is considerable
variation concerning this use, according to the different schools where texts were
produced. This variation makes student texts present different levels of
appropriateness to the school context. More specifically, through data analysis, it
was possible to identify and classify different types of cohesive ties, constituted
by nominalizations, which present linguistic patterns that differ from those that
were previously revealed in other cohesion studies (Halliday and Hasan, 1989, Fávero, 1991 Koch, 1993), including the realization of cohesive ties between
nominalizations as the head of a noun phrase and other phrases that are lexically
and semantically more complex. In addition, this study is expected to contribute
not only to a more accurate description of nominalizations, but also to the
teaching of writing at school level, since it briefly discusses some pedagogical
implications of the cohesive function of this linguistic feature, which can lead to a
greater awareness of textual standards considered adequate to genres in several
pedagogical contexts.