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Coleção Digital
Título: A FUNÇÃO COESIVA DAS NOMINALIZAÇÕES EM REDAÇÕES ESCOLARES NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RUBIANE GUILHERME VALERIO
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 22462
Catalogação: 04/02/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22462
Resumo:
Título: A FUNÇÃO COESIVA DAS NOMINALIZAÇÕES EM REDAÇÕES ESCOLARES NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RUBIANE GUILHERME VALERIO
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 22462
Catalogação: 04/02/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22462@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22462
Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar a função coesiva desempenhada
pelas nominalizações em redações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
Para tanto, esta pesquisa baseia-se nos pressupostos da Linguística Sistêmico-
Funcional, que compreende a língua como um sistema sociossemiótico em função
dos contextos situacionais e culturais em que ela é utilizada (Halliday, 1994). O
estudo das nominalizações é também relacionado ao fenômeno da metáfora
gramatical ideacional, uma das características da escrita acadêmica (Simon-
Vandenbergen et al, 2003, Banks, 2003). O corpus de estudo consiste em 45
redações de instituições de três segmentos escolares – federal, estadual e
particular – e perfaz um total aproximado de 9800 palavras. A análise foi
conduzida em duas etapas: uma quantitativa, com apoio de ferramentas
computacionais (Scott, 2004), em que se buscou a frequência de uso das
nominalizações nos textos analisados, assim como a variação desse uso entre os
textos das diferentes escolas; e outra qualitativa, que teve por objetivo descrever
os tipos de elos coesivos estabelecidos pelas formas nominalizadas nas redações
selecionadas para esta pesquisa. Os resultados mostram que os alunos usam as
nominalizações como elemento coesivo e que há considerável variação desse uso
em função das diferentes escolas em que esses textos foram produzidos, fazendo
com que os textos apresentem diferentes níveis de adequação ao contexto escolar.
Mais especificamente, através da análise dos resultados pode-se identificar e
classificar diferentes tipos de elos coesivos constituídos pelas nominalizações, os
quais apresentam alguns padrões de realização distintos dos já revelados por
estudos anteriores sobre a coesão (Halliday e Hasan, 1989, Fávero, 1991, Koch, 1993), incluindo a realização de laços coesivos entre nominalizações como núcleo
de um sintagma nominal e outros sintagmas de maior complexidade lexical e
semântica. A partir desses resultados, espera-se que este estudo não só contribua
para uma descrição mais apurada de alguns padrões de uso da língua portuguesa,
mas também para o ensino da escrita no contexto escolar, já que também são
brevemente discutidas neste trabalho algumas implicações pedagógicas quanto à
função coesiva das nominalizações, as quais podem levar a uma maior
conscientização sobre os padrões linguísticos e textuais considerados como
adequados especialmente aos gêneros do contexto pedagógico.