$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O ESTIGMA DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA NO ENCONTRO DE SERVIÇOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIEL ROBERTO DELLACASA LEVRINI

Colaborador(es):  PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Número do Conteúdo: 22375
Catalogação:  11/12/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22375

Resumo:
Na prestação de serviços, há evidência do estigma e de ações discriminantes que envolvam ações automáticas de preconceito. Diferentes tratamentos aos consumidores podem produzir e experiências problemáticas, com consequências e respostas imediatas nos negócios. Objetivamente, este estudo busca focar mais profundamente o estigma do ponto de vista do consumidor de baixa renda. Analisa os componentes racionais e emocionais das reações desses consumidores perante as interpretações da sociedade. Em parte, busca suprir a lacuna existente na literatura do marketing. A estigmatização de consumidores de baixa renda pode ter forte influência em suas ações e respostas durante o processo de decisão de escolha e compra de serviços. Isso implica num significativo impacto no desempenho dos negócios, ações de anticonsumo contra as marcas. Neste sentido, o encontro de serviços serve como palco para os atores estigmatizador e estigmatizado, sendo que o consumidor de baixa renda é o protagonista. O estudo foi dividido em três fases: a primeira levantou a preocupação destes consumidores com a estigmatização no encontro de serviços, através de entrevistas experimentais para alinhamento do roteiro. A segunda fase compreendeu uma pesquisa de campo, em que foram utilizadas 210 entrevistas. Para tanto, utilizouse a Técnica do Incidente Crítico. Os dados foram analisados, codificados através do software OpenLogos. Na terceira fase, realizou-se uma análise do conteúdo das narrativas dos entrevistados, chegando a mais de 1200 palavras, códigos e expressões que identificam as emoções, e mostrou-se como ocorre o perfil do estigma e as reações comportamentais. Os resultados indicaram uma predominância das emoções primárias (medo, vergonha e ofensa, etc) no momento imediato a percepção do estigma pelo consumidor de baixa renda. Posteriormente, inicia-se o processo decorrente (emoções secundárias e terciárias) e suas estratégias de respostas destes consumidores. Dessa forma, ratifico- se a influência e importância do estudo do estigma com suas respectivas implicações as situações de consumo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui