$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: BASES DO CONTRATO PSICOLÓGICO DE FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS PÚBLICAS EGRESSOS DO SETOR PRIVADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNO SIROTHEAU DE ALMEIDA EICHLER

Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador
Número do Conteúdo: 22284
Catalogação:  19/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22284@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22284@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22284

Resumo:
Nos últimos anos tem sido observado um aumento crescente do interesse da mão de obra de nível superior no Brasil pelos postos de trabalho oferecidos pelas entidades públicas. Esse fenômeno reflete tanto a busca dos novos entrantes do mercado de trabalho por essas oportunidades, quanto uma migração daqueles que atuavam em empresas privadas e decidem ingressar no setor público. Esse aumento de interesse pela área pública se justifica pela existência de um grupo de fatores, considerados importantes pelos empregados, que seriam melhor atendidos nesse setor. Dentre essas questões, encontram-se a necessidade de gerenciamento do próprio tempo, remuneração, estabilidade e prestígio. O objetivo desse trabalho foi compreender os principais pontos que formam a base do contrato psicológico estabelecido entre uma empresa pública e os seus funcionários que são egressos de empresas privadas, com vistas a entender melhor o crescente interesse por essas entidades. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados nove indivíduos, atuais funcionários de três empresas públicas federais. Essas pessoas foram entrevistadas com base em um roteiro semiestruturado com perguntas abertas, o que deu espaço para que cada participante contribuísse com aquilo que considerasse mais relevante acerca do tema. Através dessas entrevistas, o pesquisador buscou entender as três etapas do contrato psicológico desses funcionários, de acordo com o modelo de Côrtes e Silva (2006). O resultado foi abrangente e trouxe não apenas as expectativas que contribuíram para a formação inicial do contrato dessas pessoas, mas também os termos que foram agregados no decorrer da relação com a empresa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui