$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: REFLEXÕES ACERCA DA TEORIA DA TRANSCENDÊNCIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES A PARTIR DO STF
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULA UMBELINO DE SOUZA ALBERNAZ

Colaborador(es):  FABIO CARVALHO LEITE - Orientador
Número do Conteúdo: 22283
Catalogação:  18/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22283@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22283

Resumo:
O presente trabalho tem como escopo apresentar algumas reflexões acerca da teoria da transcendência dos motivos determinantes a partir do STF e sobretudo analisar o seu entendimento a respeito de tal matéria. Para isso será apresentado um breve histórico do sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, ressaltando as principais características de cada modelo de fiscalização que o compõe. A constituição federal de 1998 manteve algumas incoerências decorrentes do convívio dos controles difuso e concentrado. A principal delas diz respeito Á eficácia das decisões proferidas pelo STF. A teoria da transcendência dos motivos determinantes está intimamente vinculada á eficácia das decisões, posto que, para os seus defensores, deverão ser atribuídos efeitos vinculantes não somente ao dispositivo da sentença, mas também aos seus fundamentos determinantes. Por fim, serão analisados os principais aspectos da teoria transcendência dos motivos determinantes, tais como o seu significado, origem e consequência de sua adoção. Através de uma analise jurisprudencial sobre a matéria, poderá ser constatado que, embora a jurisprudência atual afaste a aplicabilidade da teoria da transcendência dos motivos determinantes, a questão ainda é polêmica no Supremo Tribunal Federal em razão da sua complexidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui