$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O DESIGN VERNACULAR NOS ESPAÇOS CONTEMPORÂNEOS: O CASO DO BOTEQUIM NO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIA FRANCIA DO AMARAL

Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - Orientador
LEILA LEMGRUBER QUEIROZ - Coorientador
Número do Conteúdo: 22257
Catalogação:  12/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22257@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22257@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22257

Resumo:
O foco que norteia esta dissertação de mestrado está direcionado à análise das representações do que pode ser considerado design vernacular ou design institucionalizado. Em seguida a pesquisa tem por principal objetivo a investigação sobre os valores simbólicos inseridos nos espaços aqui considerados como vernaculares. Neste contexto, o espaço contemplado é o botequim. Para melhor entendimento dos conceitos que cercam esse espaço foram também investigadas as ideias de simulacro e simulação, a partir da apropriação desses espaços vernaculares e sua representatividade nos diversos contextos sociais contemporâneos. Um dos pontos abordados diz respeito à tradição do carioca de frequentar botequins e como ocorreu o processo de construção desse espaço, bem como suas características de sustentação social, que conferem a seus frequentadores um sentimento de comunidade. A pesquisa sobre os artefatos que compõem os botequins e seus significados simbólicos, que caracterizam o estilo de vida carioca, tem por ponto principal verificar como estão sendo feitas as apropriações do design vernacular pelo design culto. A análise decorrente desta investigação permite visualizar a forma pela qual os agentes sociais se relacionam com esses diferentes espaços no cenário contemporâneo, pois entende-se ser de extrema relevância para o campo do design identificar esse modo projetual realizado através de apropriações de diferentes representações sociais, como também evidenciar sua efetiva participação no cenário contemporâneo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui