$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PESQUISA DO OBJETO NOS DOMÍNIOS SITUACIONAL E CULTURAL: UMA VIAGEM POR CONSTRUÇÕES DE TERRA CRUA E FIBRAS NATURAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARGUS CARUSO SATURNINO

Colaborador(es):  JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador
Número do Conteúdo: 22250
Catalogação:  11/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22250@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22250@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22250

Resumo:
A dissertação consiste em um estudo sobre tecnologias de baixo impacto, utilizando materiais como terra crua, fibras e resinas vegetais. Insere-se na linha de pesquisa do Laboratório de Investigação em Livre Desenho (LILD), do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. O objetivo do estudo é o desenvolvimento de objetos adotando metodologia do LILD, e sua experimentação em dois domínios: o de laboratório, que chamamos situacional, e o físico e social, destinado à observação do objeto em uso, que chamamos cultural. Na passagem de um domínio para o outro, o objeto fica sujeito a uma diversidade de interações. No domínio situacional, os conhecimentos existentes sobre a permeabilidade ao ar e a transferência de calor são aprofundados. Formas com estruturas internas alveolares de barro, para funcionar como unidades de vedações arquitetônicas, são estudadas e diferentes acabamentos são experimentados. No domínio cultural, envolvendo locais como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, são observados os aspectos de atividades convivenciais (termo de Ivan Illich, 1976), em que, nas ações de construção, está embutido o aprendizado. Diversas experiências são relatadas, todas envolvendo o uso de materiais como terra crua, fibras naturais e resinas naturais, no desenvolvimento de atividades de construção de uma cobertura e de um forno de barro; restauração de uma capela com estrutura geodésica; construção de um minhocário com estrutura treliçada; construção de um túnel em fibrobarro e reforma de um apartamento. Um levantamento fotográfico, sobre técnicas construtivas vinculadas a estes materiais no mundo, se encontra no apêndice. As habitações são vistas não somente sob o enfoque antropológico e construtivo, mas também sob a observação in loco do autor, em sua volta ao mundo de bicicleta.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui