$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A PROFUNDIDADE DA VIDA: INTERFACES E APROXIMAÇÕES DA TEOLOGIA COM AS CIÊNCIAS DA VIDA EM RELAÇÃO AO PARADIGMA ECOLÓGICO DE LEONARDO BOFF
Autor: GEAN CARLOS DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JENURA CLOTILDE BOFF - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22249
Catalogação:  11/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22249@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22249@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22249

Resumo:
A nossa pesquisa surgiu da constatação da emergência de um novo paradigma civilizacional, capaz de resgatar as dimensões da vida humana e do cosmos, especialmente dos seres vivos mais fragilizados e ameaçados e de toda a comunidade da vida. Como teólogos e teólogas devemos ter atenção e perspicácia ao elaborar uma teologia, capaz de superar o antropo e o androcentrismo, compreendendo a pessoa humana como inter e retro relacionada, responsável pelas gerações que estão por vir e por toda a criação. A nossa pesquisa quer contribuir pró-ativamente para que a opção pelos pobres e excluídos, a promoção da justiça, a proteção da vida e a ecologia como casa comum da humanidade sejam um referencial fundamental do interesse social da Igreja e da ação humana no mundo. Procuramos assimilar a compreensão contemporânea da vida, mediante as ciências da vida e a nova cosmologia, buscando suas interfaces e aproximações. Dai a relevância de Leonardo Boff, com a sua visão de Ecologia como Casa Comum de todos os seres vivos, fundamentada numa Ética que leva em consideração o grito dos pobres, o respeito pela vida a partir do cuidado, como direito e dever de todos, em vista de uma nova humanidade. Fazemos uma leitura teológica a partir das fontes da fé, Escritura e Tradição eclesial e um cotejamento entre as ciências, buscando a profundidade da vida em seus pontos de contato com as múltiplas interfaces e aproximações que servem como referenciais para nossa reflexão acerca da profundidade da vida a partir da ecologia boffiana e sua relevância para o discurso teológico contemporâneo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui