$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E SUA INFLUÊNCIA NOS EMPREGOS FLUMINENSES
Autor: FREDERICO NOGUEIRA DE RESENDE BESSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22233
Catalogação:  06/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22233@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22233

Resumo:
De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), existem 527.702 estabelecimentos no estado do Rio de Janeiro, fazendo dele o quinto estado mais bem colocado do país neste quesito. Destes, mais de 98 por cento são classificados pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) como de micro ou pequeno porte. O setor de serviços lidera, respondendo por 51,9 por cento dos empreendimentos do estado. Em seguida, vem o setor de comércio com 35,7 por cento, em terceiro, o setor industrial com 10,8 por cento e, por último, a agropecuária com 1,6 por cento. Entre 2000 e 2010, os empregos aumentaram 68 por cento no país e 50,1 por cento no estado. Os micro e pequenos estabelecimentos, em 2010, davam conta de 40,1 por cento de todos os empregos do país. Para os empregos fluminenses, os MPES contribuíram com 37,3 por cento do total. A formação de novos postos de trabalho deu um salto considerável no período. O Rio de Janeiro registrou o impressionante acréscimo de 197,1 por cento, passando de 77.022 novos empregos em 2000, para 228.823 em 2010. A contribuição dos MPEs também se mostra bastante significativa, sendo eles responsáveis por 41,7 por cento da criação de novas vagas de trabalho no Brasil e por 35,4 por cento no estado fluminense em 2010. Os dois principais setores, serviços e comércio, geraram 175.883 novos empregos, o que representa um aumento de 100,5 por cento em relação a 2000. O objetivo do nosso trabalho é a exibição de um estudo sobre a formação de empregos no Estado do Rio de Janeiro. A partir dos dados empíricos disponíveis, analisaremos a importância dos micro e pequenos estabelecimentos (MPEs) encontrando evidências claras de que eles tenham um peso bastante relevante na criaçãode novas vagas de trabalho no Estado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui