INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROJECT FINANCE APLICADO AO SETOR DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRO: FONTES ALTERNATIVAS: ANÁLISE DOS RISCOS E MITIGADORES EM PROJETOS DE ENERGIA EÓLICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE SANDRE MARTINS

Colaborador(es):  LEONARDO LIMA GOMES - Orientador
Número do Conteúdo: 22209
Catalogação:  30/10/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22209@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22209@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22209

Resumo:
O uso do Project Finance, como instrumento de viabilização na estruturação de empreendimentos intensivos de capital, é uma alternativa eficiente em relação ao financiamento corporativo no setor de infraestrutura. O presente trabalho tem o propósito de analisar a aplicabilidade dessa ferramenta de estruturação financeira no setor elétrico brasileiro por meio da análise dos riscos envolvidos em projetos de implantação de usinas de geração eólica. Com a finalidade de aferir quais riscos são mais relevantes em projetos dessa natureza e como estes podem ser mitigados, simulou-se diversas variáveis tendo-se como base o modelo de leilões de venda de energia nova utilizada no Brasil. A pesquisa envolveu o levantamento e ranqueamento dos riscos envolvidos na implantação de projetos eólicos, e a mensuração dos seus impactos sobre o valor presente líquido VPL de tais empreendimentos. Para tal, realizou-se um estudo de caso a partir de um exemplo numérico demonstrando-se a relevância dos diversos riscos apresentados. Os resultados obtidos demonstram que o fator de capacidade de geração de energia de uma usina eólica é a variável com maior potencial de redução do VPL do projeto, sendo, portanto, o risco mais relevante. A incerteza em relação à quantidade de energia efetivamente gerada, considerando um horizonte de 20 anos de contratação de energia, representa um fator de risco preponderante a qualquer parque eólico, conforme apresentado em gráficos no presente estudo. A pesquisa também conclui que o preço de comercialização da energia gerada, os custos de construção e as despesas de operação e manutenção dos parques eólicos têm um peso considerável na viabilização financeira dos projetos. Portanto, após a avaliação dos impactos das variáveis investimento, financiamento e atraso sobre as projeções financeiras, demonstrados por meio de análises de sensibilidade ao longo das seções 6 2, 6 3 e 6 4, conclui-se que a falta de planejamento e de uma análise criteriosa dos riscos e de seus respectivos mitigadores podem deteriorar a rentabilidade e até comprometer a viabilidade financeira de um empreendimento eólico.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui