As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE EXPERIENCE OF ABONDONED AND INSTITUTIONALIZED ADOLESCENTS IN FACE OF BEING DISCONNECTED FROM THE INSTITUTION Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): SEVERINO RAMOS LIMA DE SOUZA
Colaborador(es): CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - Orientador
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO - Orientador
Número do Conteúdo: 2219
Catalogação: 23/01/2002 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219@2
Resumo:
Título: THE EXPERIENCE OF ABONDONED AND INSTITUTIONALIZED ADOLESCENTS IN FACE OF BEING DISCONNECTED FROM THE INSTITUTION Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): SEVERINO RAMOS LIMA DE SOUZA
Colaborador(es): CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - Orientador
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO - Orientador
Número do Conteúdo: 2219
Catalogação: 23/01/2002 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219@2
Resumo:
We are aware that the substitute home placement programs
(Keepers, guardianshipo
or adoption) will not, unfortunately, benefit many of the
children living in abandoned/child
institutions. For that reason, they remain at the
institution until they are legally of age
(majority), when they will be, inevitable, dismissed.
The present study focuses, therefore, on the experience of
abandoned and
institutionalized adolescents in face of being disconnected
from the institution due to
becoming legally adults. This will be a qualitative
research, based on the phenomenology
approach, analyzing depositions of teen-agers who are
experiencing the disconnection
process. Considering their perspective, we establish a
discussion/reflection on the
meaning/representation the adolescents have of the
institutional disconnection and on the
role played by the educators in the complex of
institutional practices. We point to possible
alternatives which will enable more satisfactory
disconnection processes for the
adolescents as well as for the professionals that work with
them.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |