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Título: PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO LUIS DARRIGUE DE FARO

Colaborador(es):  ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Número do Conteúdo: 22197
Catalogação:  25/10/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22197@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22197@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22197

Resumo:
A segurança alimentar e as consequências provocadas no meio ambiente pelo modo de produção atual de alimentos, baseado no uso de agrotóxicos e alto grau de mecanização, têm se tornado temas de debates na comunidade internacional. Diante desse cenário, o modelo de produção orgânico, que tem na isenção de insumos químicos e na preservação do ecossistema seus valores fundamentais, surge como uma proposta alternativa. O mercado de produtos orgânicos apresentou crescimento considerável na última década no Brasil. O objetivo deste trabalho foi levantar os motivos que influenciam consumidores na sua decisão de compra de produtos orgânicos. Foi utilizado um método de pesquisa do tipo survey, de cunho exploratório e descritivo, com amostra de 44 indivíduos, frequentadores de feiras e de lojas especializadas. A coleta de dados se deu através de um formulário com escalas desenvolvidas para indicar os possíveis fatores que influenciam a compra de produtos orgânicos no Rio de Janeiro, a partir de revisão bibliográfica. As ferramentas estatísticas utilizadas para o tratamento dos dados foram a análise descritiva e o teste de diferença de médias entre consumidores assíduos e não regulares, com ou sem filhos, considerando diferentes faixas etárias. Os resultados apontam que as principais motivações para a compra de orgânicos são a isenção de agrotóxicos e os benefícios à saúde do consumidor e de sua família. Porém, preço e proximidade das feiras às residências dos consumidores surgiram como fatores relevantes para o desenvolvimento deste mercado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE  PDF
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