$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: CIÊNCIA E RELIGIÃO: CHEGA DE BRIGA
Autor: CELSO PINTO CARIAS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 22191
Catalogação:  24/10/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22191@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CRE.22191

Resumo:
O advento da Cultura Moderna trouxe uma conturbada relação entre ciência e religião. Razões existiram para tanto. A história de tal relação tem muitos aspectos e exageros de todos os lados. Este artigo quer apontar na direção da superação do mal entendido. O espaço disponível aqui não permite entrar em detalhes, mas será suficiente para mostrar que existe um caminho pelo qual se pode conviver harmonicamente. A maior dificuldade não está na ciência e tão pouco na religião, mas em posturas arrogantes de pessoas e instituições que não conseguem conviver com a diferença e com a necessidade de mudanças. Em cinco passos indicaremos elementos que precisam ser reconhecidos tanto por religiosos como por cientistas. Ainda há um longo caminho pela frente, porém já existem muitos trabalhos que procuram encontrar aproximações entre estes dois fenômenos da história humana. Para simplificar usaremos o esquema de um estudioso chamado IAN G. BARBOUR, no livro Quando a Ciência Encontra a Religião – Inimigas, Estranhas ou Parceiras? Este autor aponta quatro perspectivas da relação ciência e religião: conflito, independência, diálogo, e integração. Então, ao longo dos cinco passos, faremos referência à tipologia de Barbour.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui