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Título: FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM CENTRAIS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: UM ESTUDO DE CASO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MURILO RODRIGUES DOS SANTOS

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 22187
Catalogação:  24/10/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22187@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22187@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22187

Resumo:
Este estudo teve como objetivo central investigar os fatores críticos para formação de competências de gestão em unidades de Serviços Compartilhados. Em função das características e dos objetivos distintos destas unidades, é possível supor que também há necessidade de desenvolvimento de competências gerenciais específicas para a sua gestão. Esta pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso de natureza qualitativa e foi realizada em uma grande empresa brasileira de sociedade mista do ramo de energia integrada. O principal meio de coleta de dados adotado foi a entrevista em profundidade a partir de um roteiro semiestruturado. Entre setembro e dezembro de 2012, foram entrevistados, na cidade do Rio de Janeiro, 14 empregados, de diversos cargos, participantes de um programa de desenvolvimento de potenciais gerentes lotados na unidade Serviços Compartilhados da empresa em estudo. Os resultados indicaram que os participantes do programa de potenciais gerentes valorizam e desejam atividades práticas e vivências na formação das competências gerenciais, que seriam viabilizadas pelos processos de aprendizagem informais oportunizados pela empresa. Entretanto, o programa, efetivamente, dispõe em maior parte de processos formais de aprendizagem. Com isso, evidencia-se a necessidade de proporcionar oportunidades de desenvolvimentos não formais, inclusive, devido ao fato de o potencial gerente estar em processo de capacitação para atribuições e responsabilidades de maior complexidade e precisa, assim, melhorar sua capacidade de articular seu repertório de conhecimentos com o contexto atual. Além disso, foi destacada a importância do papel dos gerentes atuais e a necessidade de avaliação e feedback no acompanhamento do desenvolvimento desses indivíduos.

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