XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE GENESIS OF THE CONCEPT OF INCLUSION IN SPECIAL EDUCATION Autor: DENISE BARRETO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 22167
Catalogação: 21/10/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22167
Resumo:
Título: THE GENESIS OF THE CONCEPT OF INCLUSION IN SPECIAL EDUCATION Autor: DENISE BARRETO DA SILVA
Nº do Conteudo: 22167
Catalogação: 21/10/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22167
Resumo:
This work aims to understand how the transition between integration
paradigm and the inclusion paradigm happened, ticking connections between the
historic changes that occurred the 1970s until 1990 with the special education.
The research was developed through documents analysis. National and
international documents about rights of the people with special educational needs
were analyzed. It was made a historical analyze about the time of the theme and it
was showed how the treatment of the people with desabilities happened of the
past until the present, problematizing current questions like the national policies
and the locals policies of the treatment of the special educational needs students.
The integration’s concept and the inclusion’s concept was analyzed using the
Koselleck’s studies, because the author believes that concepts indicate something
that is beyond the language and concepts indicate social and political changes that
are importants to the history. The research revealed changes that happened in the
special education in the United States during the oil crisis in the 1970s and how
these modifications influenced and contributed to the hegemony of the integration
paradigm. The paper revealed that the inclusion paradigm became hegemonic
from 1990s because is necessary to the globalization process that a significant part
of the population is consumer. It is possible if people with special educational
needs participate in the community actively what is proportionate in a inclusive
education. Furthermore, some documents that guide the pedagogic practice in the
Foundation to Supports the Technical Schools of the State Secretariat of Science
and Technology for Government of Rio de Janeiro and in the cities of the Rio de
Janeiro, Niterói, Petrópolis and Mesquita were analyzed to reflect about the
application of the inclusion’s concept in the local policies.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |