INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A GÊNESE DO CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DENISE BARRETO DA SILVA

Colaborador(es):  ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador
Catalogação:  21/10/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22167

Resumo:
Este estudo tem como objetivo compreender como se deu a passagem do paradigma da integração ao paradigma da inclusão, assinalando conexões entre as mudanças históricas evidenciadas no período compreendido entre as décadas de 1970 e 1990 com a educação especial. A pesquisa foi desenvolvida a partir de análise documental. Foram analisados documentos nacionais e internacionais que fazem referência aos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Além disso, construiu-se um balanço historiado do período da questão e foi mostrado como se deu o atendimento da pessoa com deficiência desde momentos anteriores até chegar ao presente, polemizando questões atuais como as políticas nacionais em vigor e ainda políticas regionais de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. Os conceitos de integração e inclusão foram analisados com embasamento nos estudos de Koselleck, pois o autor considera que conceitos são indicativos de algo que está para além da língua; são indicadores de transformações políticas e sociais de profundidade histórica. A pesquisa evidenciou mudanças ocorridas no atendimento dispensado às pessoas com deficiência nos Estados Unidos durante a crise do petróleo na década de 1970 e como estas modificações influenciaram e contribuíram para a hegemonia do paradigma da integração. Em relação ao paradigma da inclusão, evidencia-se sua hegemonia a partir da década de 1990, considerando que, com o processo de globalização, cada vez mais se faz necessário que uma parcela significativa da população seja consumidora o que é possibilitado pela participação ativa na comunidade de pessoas com necessidades educacionais especiais, proporcionada por uma educação inclusiva. Além disso, são analisados alguns documentos que norteiam a prática pedagógica na Fundação de Apoio à Escola Técnica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, nas escolas dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Mesquita para refletir sobre a aplicabilidade do conceito de inclusão nas políticas locais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui