INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EFEITO DA REPETÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO LONGITUDINAL A PARTIR DO GERES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ERISSON VIANA CORREA

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
TUFI MACHADO SOARES - Coorientador
Número do Conteúdo: 22159
Catalogação:  17/10/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22159@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22159@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22159

Resumo:
Repetência refere-se à prática escolar de reter, em uma determinada série, estudantes que em geral não alcançaram o rendimento desejado ao final de um ano letivo. O objetivo desta prática seria corrigir possíveis falhas na aprendizagem ou adequar situações de imaturidade do aluno. No contexto do debate sobre as vantagens e desvantagens desta medida, a dissertação busca verificar os efeitos da repetência no desempenho dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental que participaram do Projeto Geres entre 2005 e 2008. Ao longo da pesquisa busca-se compreender: 1) se os alunos que passaram pela experiência de repetência, mesmo ao custo de um ano extra de escolarização, apresentaram ganhos reais de proficiência que justifiquem a utilização de tal medida; 2) no caso de ter havido ganhos reais em aprendizagem, se esses ganhos se mantém ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tentar responder a estas perguntas, foi desenvolvido um estudo observacional que compara dois grupos de alunos, repetentes e promovidos, pareados através de matching, e analisa o impacto da repetência nas medidas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática desses grupos de alunos em diferentes momentos da sua trajetória escolar. Corroborando com diversas pesquisas sobre os efeitos da repetência, os resultados mostram que os alunos repetentes progridem menos que os alunos promovidos ao longo do tempo. Quando comparados em uma mesma série, independente do ano letivo em que a cursaram, os repetentes se saem melhor, embora o efeito em Língua Portuguesa se perca ao longo das séries.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui