$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: A INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES NITROGENADOS NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO AGUIAR GOMES

Colaborador(es):  MARIA ISABEL PAIS DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 22130
Catalogação:  08/10/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22130@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22130

Resumo:
Fatores como o aumento da demanda de alimentos per capita, expansão da população mundial, aumento da população urbana em países em desenvolvimento assim como a disseminação dos biocombustíveis serão os vetores do aumento da demanda mundial por produtos agrícolas nas próximas décadas. O Brasil, que já é o maior exportador agrícola mundial, continuará nessa posição graças a disponibilidade de novas terras para cultivo como pelo aumento da capacidade produtiva por área plantada. Associado a essa crescente oferta de gêneros agrícolas também está a demanda por fertilizantes que são os principais viabilizadores da atividade agrícola em terras antes consideradas inférteis, assim como é o meio através do qual se aumenta a produtividade de áreas já cultivadas. Sendo assim, a indústria de fertilizantes no país possui um significativo potencial de crescimento nas próximas décadas, mas esta condicionada à superação de desafios que atualmente limitam essa indústria. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido tem por finalidade apresentar um estudo da indústria de fertilizantes como um todo mas com um enfoque especial no segmento de nitrogenados. Serão avaliados aspectos como oferta, demanda e preços. Também serão levantadas informações sobre o processo produtivo associado a esse tipo de insumo, abrangendo desde a fonte de matéria-prima até a sua demanda no mercado. O trabalho abordará a disponibilidade do gás natural, sua competitividade e de que forma o mesmo afeta o mercado de fertilizantes nitrogenados no país. A análise do setor de fertilizantes nitrogenados mostrou que esse segmento possui um real potencial de crescimento dada as condições favoráveis criadas pela expansão agrícola brasileira esperada para os próximos anos. No entanto, uma série de barreiras podem coibir essa expansão. A baixa de competitividade do principal seu insumo, a infraestrutura precária, falta de isonomia tributária foram os principais aspectos analisados que poderão minar o potencial dessa indústria.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui