INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ASPECTOS DA DINÂMICA DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO - UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE ESTRATÉGICA DE UM PROGRAMA MOBILIZADOR DE ESFORÇOS PARA A INOVAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MIRIAM DE MAGDALA PINTO

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
Número do Conteúdo: 2208
Catalogação:  20/12/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2208@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2208@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2208

Resumo:
Este trabalho visa proporcionar elementos para uma melhor compreensão da dinâmica de funcionamento do Sistema Nacional de Inovação, com base na investigação detalhada de um programa de mobilização nacional de esforços para a inovação, o Programa de Química Fina para o Combate à Tuberculose - QTROP-TB. Para isso, formula-se, inicialmente, um arcabouço conceitual constituído por um Modelo para Avaliação da Ciência e uma caracterização dos Sistemas de Inovação. Apresenta-se, ainda, um referencial teórico para análise estratégica, compreendendo a definição de estratégias e as diversas maneiras como essas são formadas. Para melhor estruturar a análise, utiliza-se um estudo comparativo dos desenvolvimentos desse Programa e de um bem sucedido empreendimento mobilizador de esforços para inovação, realizado no início deste século, a Iniciativa de Oswaldo Cruz. Faz-se, então, uma caracterização dos contextos das iniciativas analisadas, abrangendo um resumo histórico do desenvolvimento científico no país que conduz à descrição da organização da ciência e tecnologia segundo o Modelo para Avaliação da Ciência. Essa descrição completa- se com um breve delineamento do processo de industrialização brasileiro, culminando com os esboços dos Sistemas de Inovação em que cada uma das iniciativas se insere. Na seqüência,analisam-se as estratégias de ambos os empreendimentos focalizados, fazendo-se uma comparação entre os modelos adotados pelo Programa QTROP-TB e pela Iniciativa de Oswaldo Cruz. Dentre as conclusões, destaca- se que uma iniciativa como o Programa QTROP-TB, mesmo partindo da percepção correta da necessidade de coordenar esforços em C e T para melhor apropriar os investimentos feitos em P e D pela sociedade, pode fracassar devido a falhas no modelo adotado para integrar universidades, empresas, governo e sociedade civil, à escolha do foco mobilizador das ações a serem coordenadas, à inadequação, para o tipo de Programa, do processo de planejamento escolhido e a deficiências na implantação e administração do empreendimento. Espera-se que a explicitação desses resultados contribua para uma melhor compreensão do Sistema Nacional de Inovação o que pode levar à melhoria do seu desempenho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui