$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: GAPS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INGRESSO EM UM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NO SETOR DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Autor: DENISE CRISTINA CORREA DA ROCHA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 22087
Catalogação:  24/09/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@2

Resumo:
Este trabalho apresenta uma possibilidade de utilização dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, na criação de um diálogo entre a avaliação e o currículo da educação profissional. Surgiu da necessidade de identificar a distância entre os fundamentos matemáticos que os estudantes deveriam possuir, ao ingressar em um curso técnico de nível médio, e os conhecimentos, provenientes da educação básica, que possuíam de fato. Os parâmetros utilizados como referência para aferir os conhecimentos que os estudantes deveriam possuir ao término do ensino fundamental foram as matrizes de referência do Saeb. Com base na estrutura das matrizes de referência do Saeb e nos conhecimentos matemáticos indicados por especialistas do setor de automação industrial, como necessários para a realização de um curso técnico de nível médio nessa área, foi possível medir a distância entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos brasileiros, em média, ao final do ensino fundamental, e aqueles que seriam necessários para ingressar no curso técnico de automação industrial de nível médio. Essa distância entre os conhecimentos adquiridos e aqueles que os alunos deveriam possuir foi denominada de gap educacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui