XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GAPS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INGRESSO EM UM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NO SETOR DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Autor: DENISE CRISTINA CORREA DA ROCHA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 22087
Catalogação: 24/09/2013 Liberação: 24/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@2
Resumo:
Título: GAPS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INGRESSO EM UM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NO SETOR DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Autor: DENISE CRISTINA CORREA DA ROCHA
Nº do Conteudo: 22087
Catalogação: 24/09/2013 Liberação: 24/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@2
Resumo:
Este trabalho apresenta uma possibilidade de utilização dos dados do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, na criação de um diálogo
entre a avaliação e o currículo da educação profissional. Surgiu da
necessidade de identificar a distância entre os fundamentos matemáticos que
os estudantes deveriam possuir, ao ingressar em um curso técnico de nível
médio, e os conhecimentos, provenientes da educação básica, que possuíam
de fato. Os parâmetros utilizados como referência para aferir os conhecimentos
que os estudantes deveriam possuir ao término do ensino fundamental foram
as matrizes de referência do Saeb. Com base na estrutura das matrizes de
referência do Saeb e nos conhecimentos matemáticos indicados por
especialistas do setor de automação industrial, como necessários para a
realização de um curso técnico de nível médio nessa área, foi possível medir a
distância entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos brasileiros, em
média, ao final do ensino fundamental, e aqueles que seriam necessários para
ingressar no curso técnico de automação industrial de nível médio. Essa
distância entre os conhecimentos adquiridos e aqueles que os alunos deveriam
possuir foi denominada de gap educacional.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |