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Título: O USO DE HISTÓRIAS COMO FORMA DE EXPLICITAR O CONHECIMENTO TÁCITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FRANCISCO JOSE ZAMITH GUIMARAES

Colaborador(es):  DANIEL SCHWABE - Orientador
Catalogação:  13/09/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22031@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22031@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22031

Resumo:
Com o processo de globalização, as empresas estão cada vez mais descentralizadas, o que torna um desafio a troca de conhecimentos entre seus funcionários. Na literatura, há diversas práticas de Gestão do Conhecimento que visam facilitar essa troca de conhecimentos, porém muitas apresentam dificuldades na coleta e reutilização posterior desse conhecimento. Algumas dessas práticas se baseiam na troca de experiências entre os funcionários por meio de histórias. Este trabalho tem por objetivo definir um modelo para a representação (ontologia) de histórias, compreendendo um conjunto de atividades, papéis e ferramentas, visando melhorar a dinâmica coletiva de levantamento e reuso de conhecimentos. Com base na realização de alguns experimentos, constatou-se que o modelo proposto é melhor que outros no que tange ao levantamento e ao reuso de conhecimentos.

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