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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS Autor: WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ARTHUR ITUASSU (ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO) - ORIENTADOR
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21944
Catalogação: 28/08/2013 Liberação: 29/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21944
Resumo:
Título: LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS Autor: WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21944
Catalogação: 28/08/2013 Liberação: 29/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21944
Resumo:
O presente estudo articula dois fenômenos da sociedade moderno-contemporânea: luxo e juventude. O objetivo deste trabalho é identificar e compreender o consumo e os significados do luxo entre universitários das camadas médias no Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foi realizada uma análise dos discursos dos jovens e do entendimento das categorias que tornam inteligíveis os usos e significados do consumo de luxo. Esse consumo é tratado como um fenômeno cultural, coletivo e com bases comunicacionais capazes de criar muros e pontes, definir identidades e estabelecer relações sociais. Por uma perspectiva que liga Comunicação e Antropologia no estudo da sociedade do consumo, a pesquisa identifica discursos sobre o consumo de luxo; a importância dada às categorias de qualidade, durabilidade, preço e exclusividade; as diferentes posições no grupo pesquisado; a tensão entre a democratização do luxo e a exclusividade das marcas. A pesquisa evidencia as diferentes abordagens sobre o luxo nos universitários, além de entender que o que é luxo na lógica do mercado não precisa, necessariamente, ser entendido como luxo pelos jovens pesquisados.