XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO Autor: RAPHAELA SILVA TOSTES FARIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21930
Catalogação: 27/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21930@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21930
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO Autor: RAPHAELA SILVA TOSTES FARIAS
Nº do Conteudo: 21930
Catalogação: 27/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21930@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21930
Resumo:
Este trabalho discorre sobre a importância do desenho, enquanto manifestação simbólica, para o desenvolvimento infantil e como o mesmo pode representar o que uma criança comunica à sociedade. Partindo do pressuposto de que a criança é essencialmente realista ao desenhar, isto é, desenha mais o que sabe do que realmente vê de um determinado objeto, foi feita a análise de um caso clínico que teve o seu desenrolar no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre Outubro de 2011 a Julho de 2012. Este estudo contou com os desenhos feitos por uma paciente de 10 anos, evidenciando uma conexão contextual, afetiva e terapêutica. Com isso, foi possível ressaltar o desenho como um estimado meio para a construção de significado, o qual se dispõe a favor da criança, bem como auxilia no trabalho do Psicólogo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |