INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: WEB SEMÂNTICA APLICADA ÀS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DO INPA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO LUIS DA COSTA ROCHA

Colaborador(es):  DANIEL SCHWABE - Orientador
Catalogação:  13/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21862@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21862@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21862

Resumo:
A Web Semântica permite a divulgação de dados na Internet através de um formato comum com o objetivo de integrar ou combinar bases de dados provenientes de diversas fontes. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA possui várias coleções de dados, principalmente científicos, que podem ser divulgadas e utilizadas na pesquisa e desenvolvimento da Amazônia e para o progresso da ciência. O objetivo deste trabalho é investigar como a utilização das tecnologias da Web Semântica, dentre elas os recursos da ferramenta Rexplorator, pode melhorar o processo de pesquisa, através do processamento da semântica, das coleções de dados biológicos do instituto. A abordagem utilizada é de desenvolver casos de uso junto com os próprios pesquisadores, através de operações simples em cima dos modelos RDFS (Resource Description Framework Schema) das próprias bases. Os casos de uso poderão ser reutilizados por outros pesquisadores, inclusive de domínios de pesquisa diferentes. Neste processo de reutilização é possível que os casos de uso sejam customizados e evoluídos colaborativamente no próprio ambiente em que foram desenvolvidos. Como resultado do processo são geradas aplicações Web que abstraem os modelos RDF (Resource Description Framework) nos quais os dados estão representados tornando possível o acesso às informações por outros pesquisadores que não conhecem esses modelos. Essa facilidade de acesso, além de permitir consultas a bases semânticas por usuários leigos em um dado domínio de pesquisa, também visa permitir que pesquisadores possam realizar consultas transdisciplinares enriquecendo sua visão no desenvolvimento da pesquisa, bem como seu poder nas tomadas de decisões políticas, econômicas e sociais, e, consequentemente, uma melhor gestão do conhecimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui