XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LENDO OGDEN: CORPO, VOZ, POESIA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA Autor: LUCIA BEATRIZ PITANGUY SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21854
Catalogação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21854@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21854@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21854
Resumo:
Título: LENDO OGDEN: CORPO, VOZ, POESIA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA Autor: LUCIA BEATRIZ PITANGUY SAMPAIO
Nº do Conteudo: 21854
Catalogação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21854@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21854@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21854
Resumo:
Esta pesquisa é um convite a um caminhar partilhado tendo como roteiro á obra de Thomas Ogden. Ao longo deste percurso, travaremos diálogo com Psicanálise através de Bion e Winnicott, e com a literatura através de Frost e Borges. Com Bion, podemos dizer que a experiência de leitura instrumentaliza o aparelho de pensar com novas formas que são o resultado da interseção entre as formas de pensar do autor e as do leitor. a partir de Winnnicott, concebemos que o contato profundo com o outro, no caso desta pesquisa representado pela experiência de uma obra literária, vai ao encontro imediato do verdadeiro Self. Passeando pela biblioteca de Borges, observamos a maneira comoa língua trabalha na cosntrução de verdades subjetivas exemplificadas em suas ficções, que abrem portais imaginários ao leitor para uma experiência verdadeira. Em Frost, sublinhamos algumas expressões - como Sobressons, sons vivos do discurso, o som do sentido, pescando palavras - que contribuem para importante ideia da voz do outro que nos constitue. Compreendedno o corpo como Locus da experiência e a voz como contorno psíquico, experienciamos devaneios poéticos que apontam para a ideia de que a verdade é sempre uma construção que tem como referência as experiências do criador e do observador, no caso da literatura, o escritor e o leitor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |