XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE TRUTH ACCORDING TO BRESSON, IN NOTES ON CINEMATOGRAPHY Autor: SONIA TELLES RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KATIA RODRIGUES MURICY - ADVISOR
Nº do Conteudo: 21853
Catalogação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21853
Resumo:
Título: THE TRUTH ACCORDING TO BRESSON, IN NOTES ON CINEMATOGRAPHY Autor: SONIA TELLES RIBEIRO
Nº do Conteudo: 21853
Catalogação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21853
Resumo:
In this dissertation, we analyzed the aphorisms collected in the book Notes
on cinematography by film director Robert Bresson, to gain a more substantial
understanding of his concept of truth. In the book, Bresson opposes his ideal of
cinema as a pure art, or cinematography, to cinema contaminated by the
representational esthetics of theater. The former attains truthful expression by
remaining consistent with its essence, following the principles given in the
aphorisms. Since these are not divided into any sections in the book, we grouped
them by themes and subthemes discerned mainly through the recurrence of certain
words. The dissertation focused on the following themes and their relation to
truth: elliptical techniques against representation; reality and falsity; the figure of
the director-artist; models and automatism; composition and editing. This
analysis supported the views that link Bresson to phenomenological conceptions,
given his grounding of truth in immediate, pre-reflexive perceptions. Such
sensations must correspond to the essence of the perceived real object, and
become untrue when cognition submits them to the linguistic system. Truth is not
in propositions, but in the fleeting sensation of the perceived object amidst the
unknown, which is both external to and inside the subject. The camera can
make the hidden reality partly visible, capturing the glimmer of its essence. In his
films, the composition presents this reality in repeated conjunctions between the
unknown, in various forms of ellipses, and the intensified materiality of things.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |