$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: THE TRUTH ACCORDING TO BRESSON, IN NOTES ON CINEMATOGRAPHY
Autor: SONIA TELLES RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KATIA RODRIGUES MURICY - ADVISOR
Nº do Conteudo: 21853
Catalogação:  09/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21853@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21853

Resumo:
In this dissertation, we analyzed the aphorisms collected in the book Notes on cinematography by film director Robert Bresson, to gain a more substantial understanding of his concept of truth. In the book, Bresson opposes his ideal of cinema as a pure art, or cinematography, to cinema contaminated by the representational esthetics of theater. The former attains truthful expression by remaining consistent with its essence, following the principles given in the aphorisms. Since these are not divided into any sections in the book, we grouped them by themes and subthemes discerned mainly through the recurrence of certain words. The dissertation focused on the following themes and their relation to truth: elliptical techniques against representation; reality and falsity; the figure of the director-artist; models and automatism; composition and editing. This analysis supported the views that link Bresson to phenomenological conceptions, given his grounding of truth in immediate, pre-reflexive perceptions. Such sensations must correspond to the essence of the perceived real object, and become untrue when cognition submits them to the linguistic system. Truth is not in propositions, but in the fleeting sensation of the perceived object amidst the unknown, which is both external to and inside the subject. The camera can make the hidden reality partly visible, capturing the glimmer of its essence. In his films, the composition presents this reality in repeated conjunctions between the unknown, in various forms of ellipses, and the intensified materiality of things.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui