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Título: ESCOLA E NATUREZA: O OLHAR DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DAS PEDRAS: VARGEM GRANDE – TERESÓPOLIS (RJ)
Autor: MARIANA PEREIRA LIMA COUTO ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
LEA VELOCINA VARGAS TIRIBA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 21852
Catalogação:  09/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21852@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21852@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21852

Resumo:
Baseada no compromisso com a qualidade de vida das crianças em suas relações com a natureza e nos desafios de uma educação ambiental que seja assegurada como mais um direito humano, no sentido de garantir uma relação ampla dos seres humanos com e enquanto natureza, e mais que isso, de resgatar o direito da própria vida se manter, esta pesquisa focou as relações das crianças da Comunidade das Pedras (Teresópolis-RJ) entre si e na/com a natureza, tanto em sua comunidade e convívio familiar quanto dentro da escola, buscando compreender as atividades propostas que se dedicam a um convívio com o ambiente natural e sua importância curricular. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi, por um lado, compreender, no contexto de uma comunidade rural, como as crianças do campo, que já têm, fora da escola, algum convívio garantido com a natureza, compreendem essa relação, e, por outro, como a escola reconhece e trabalha a partir desta realidade local. A pesquisa se fundamentou teoricamente a partir, principalmente, da articulação de três eixos de referência: o conceito de três ecologias de Félix Guattari e sua influência na discussão atual sobre educação ambiental; a sociologia das ausências e das emergências de Boaventura Sousa Santos; e a defesa do direito à vida e de um meio ambiente saudável na perspectiva da educação em direitos humanos. A partir de uma inspiração etnográfica, a pesquisa se deu de forma imersiva no contexto de uma comunidade rural, entendendo, que, apesar da natureza abundante, a relação dicotômica entre cultura e natureza que construímos a partir da civilização ocidental vem contribuindo para o fortalecimento de uma cultura antropocêntrica que separa os humanos de seu entorno, isolando-os das outras espécies e cultivando atitudes destrutivas em relação a tudo que vive. Apesar da maior inserção da temática ambiental na escola através da educação ambiental e de sua importância anunciada pelos professores, a incorporação desta temática às práticas pedagógicas ainda é frágil, apontando o caráter monocultural da escola e a necessidade de repensar a importância da natureza para o desenvolvimento integral das crianças.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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