INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENTÃO ME BATEU UM GRANDE FRIO NA BARRIGA: EM CENA, O PROFESSOR COORDENADOR DE INGLÊS: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E AVALIAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CÉLIA ELISA ALVES DE MAGALHÃES

Colaborador(es):  ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador
Número do Conteúdo: 21846
Catalogação:  07/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21846@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21846@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21846

Resumo:
Este estudo investiga a construção identitária do professor coordenador de inglês, com enfoque na avaliação. O arcabouço teórico fundamenta-se no conceito de identidade pelo viés de teorias do socioconstrucionismo (Bhabha, 1994; Bucholtz e Hall, 2003, 2005; Moita Lopes, 2002, 2003) e da Sociologia (Bauman, 2005; Giddens, 1999; Hall, 1992), concebendo a construção de identidades como um processo desenvolvido discursivamente na interação. As interações são analisadas a partir das noções de enquadre (Goffman,1974), esquemas de conhecimento (Tannen e Wallet ([1987] 2002 ), footing (Goffman, [1979] 2002), e face (Goffman, [1967] 2011). As instâncias de avaliação são abordadas na perspectiva da teoria da narrativa segundo Labov e Waletzky (1967) e Labov (1972) e na visão socioconstrucionista da narrativa como prática social (Bastos, 2005; Bruner, 1997; Cortazzi e Jim, 2001; Linde,1993; Mishler, 1999; Moita Lopes, 2003), sendo também consideradas a Teoria Sociocognitiva da Metáfora (Gibbs, 1994) e a Teoria da Avaliatividade (Martin, 2003; White, ([2001] 2012). Esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo foi conduzida em uma escola da Rede de Ensino Privada do Rio de Janeiro. Além da professora pesquisadora, participaram deste trabalho quatro professores de língua inglesa bem como a professora coordenadora de inglês, a vice-diretora e o diretor da instituição. Os resultados mostram que, durante a interação, os participantes resignificam as suas interpretações a respeito das identidades do professor coordenador de inglês, que é considerado um mediador ou gerenciador de processos, situações e relacionamentos. Os dados revelam que o afeto, julgamentos e apreciações permeiam a construção identitária do professor coordenador, que também é constituída pelas relações de poder e influenciada pela identidade institucional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui