As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO E USO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN NA PUC-RIO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA CASTRO FERREIRA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
Número do Conteúdo: 21843
Catalogação: 07/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21843@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21843@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21843
Resumo:
Título: MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS DE PRODUÇÃO E USO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN NA PUC-RIO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): PATRICIA CASTRO FERREIRA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
Número do Conteúdo: 21843
Catalogação: 07/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21843@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21843@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21843
Resumo:
Este estudo teve por objetivo refletir sobre estratégias para o design de
materiais didáticos digitais direcionados à pós-graduação. Inúmeras investigações
vêm sendo desenvolvidas sobre planejamento, desenvolvimento, qualidade e
avaliação de materiais digitais com fins educacionais. Desses relatos, podemos
evidenciar a importância da experimentação para aprimorar conhecimentos,
identificar recursos em potencial e desenvolver habilidades para a proposição
desses materiais. Sob essa perspectiva, a presente tese abordou o planejamento, a
produção e a análise de materiais didáticos digitais para duas disciplinas
oferecidas pelo Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. A pesquisa
foi orientada a práticas que promovessem flexibilidade de produção e de uso dos
materiais educacionais, permitindo ao professor maior autonomia sobre a sua
atividade didática. As duas experiências analisadas apontam para o fato de que
não se pode definir um modelo único para atender iniciativas de ensino voltadas
para a pós-graduação. Cada demanda requer um planejamento específico,
considerando a arquitetura pedagógica e as estratégias de ensino-aprendizagem. A
investigação caracterizou-se como uma pesquisa do tipo exploratória com
abordagem qualitativa, justificada pelo objeto de estudo que se encontra em um
movimento de construção e experimentação a partir da realização de diversas
experiências de criação e uso. A pesquisa buscou proporcionar uma ampliação dos
referenciais existentes sobre a elaboração e análise de materiais educacionais,
assim como contribuir como incentivo à reflexão sobre novos espaços virtuais
para a produção de conhecimento na Pós-graduação em Design.