$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EL LENGUAJE HÍBRIDO DEL DISEÑO: UN ESTUDIO SOBRE LAS MANIFESTACIONES CONTEMPORÁNEAS
Autor: FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
MONICA CRISTINA DE MOURA - Co-Orientador

Nº do Conteudo: 21841
Catalogação:  06/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21841@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21841@2
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21841@3
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21841@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21841

Resumo:
Esta tesis aborda el tema del lenguaje híbrido del diseño. Es el resultado de una investigación motivada por la averiguación de la lógica que preside las formaciones híbridas en el campo del diseño. Con el objetivo de evidenciar los substratos semióticos de los procesos de hibridización presentes en los productos (en sentido lato), el trabajo partió de una visión contemporánea para afirmar que, ontológicamente, el hibridismo está presente en el lenguaje del diseño. La postura adoptada reconoce el diseño a partir de sus relaciones transversales con las ciencias de los lenguajes, por lo tanto, los aportes teóricos de la investigación están en el propio campo, bien como en la semiótica y en la comunicación. Al final, con la explicitación de la tipología del lenguaje híbrido del diseño, un instrumento tanto para lectura y análisis como para el diseño de productos híbridos, se ratifica la hipótesis de la investigación y se concluye que toda la profusión diferenciada de hibridismos en el diseño se da en el ámbito de las dimensiones semióticas de los productos. Productos estos, que son si no frutos de mezclas y combinaciones que se reducen a tres tipos principales: hibridismo sintáctico, hibridismo semántico e hibridismo pragmático.

Descrição Arquivo
EN SU TOTALIDAD  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui