$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PRECIFICAÇÃO DE OPÇÕES FINANCEIRAS VIA TRANSFORMADA DE ESSCHER NÃO-PARAMÉTRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO HENRIQUE CUNNINGHAM AMORIM

Colaborador(es):  ALVARO DE LIMA VEIGA FILHO - Orientador
MANOEL FRANCISCO DE SOUZA PEREIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 21840
Catalogação:  06/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21840@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21840@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21840

Resumo:
Este estudo tem como objetivo avaliar uma versão não paramétrica da transformada de Esscher para precificação neutra à risco de opções financeiras negociadas no mercado brasileiro. Ao Contrário dos métodos paramétricos usuais, esta metodologia não requer a formulação de um modelo neutro ao risco para o processo estocástico gerador dos retornos. Isto é, o método se ajusta aos dados de forma que não seja necessário o conhecimento da sua distribuição de probabilidade. Na utilização do método, primeiro são sorteados via Bootstrap 50,000 caminhos para os retornos sob a distribuição histórica P. Então, baseado na transformada de Esscher a amostra é reponderada tornando-a neutra ao risco, para qual os preços do derivativo podem ser obtidos pela média aritmética dos retornos da opção para cada caminho. Para os testes, foram utilizados dados reais de uma série financeira de preços diários de opções de compra e venda das ações VALE5 negociadas na BMeF Bovespa durante o ano de 2012. A partir destes dados, são obtidos os preços através do método não paramétrico da transformada de Esscher, do método Black-Scholes, e comparados junto aos preços negociados no pregão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui