$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OFICINA-ESCOLA DE ARTES DE NOVA FRIBURGO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELIANE JORDY IUNG

Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 21837
Catalogação:  05/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21837

Resumo:
Esta dissertação apresenta o processo de criação e parte da história da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como eixo de ação ser um espaço dedicado ao ensino de arte para crianças e adolescentes de Nova Friburgo, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro. Realizada em um Programa de Pós-graduação em Design, a presente pesquisa adquiriu uma perspectiva muito particular, inspirada por esse campo que tem por atividade a realização de projetos. A investigação teve por pano de fundo um aprofundamento teórico em torno das concepções de arte/educação, interdisciplinaridade, metodologia de projeto em design, políticas públicas e memória. Teve por base, entre outros, autores como Ana Mae Barbosa, Edgar Morin, Walter Benjamin, Lev Semenovitch Vigotski, Jorge Larrosa Bondía, Maurice Halbwachs, Ecléa Bosi, Rita Couto, Sonia Kramer, destacando-os como interlocutores privilegiados. Como resultado da investigação empreendida, conclui-se que a Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como propósito fazer um trabalho unindo a cultura e a educação, revelou-se mais ampla ao avançar no propósito da valorização das experiências distintas de todos os envolvidos, em um constante diálogo entre prática e reflexão, possibilitando transformações na expressão dos sujeitos da pesquisa e em seu entorno. O presente estudo pretendeu contribuir com o registro e sistematização da metodologia da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, para que outras experiências possam ser realizadas em práticas análogas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui