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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DE STEWART CONTROLADA USANDO SENSORES INERCIAIS Autor: ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21834
Catalogação: 05/08/2013 Liberação: 02/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21834@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21834@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21834
Resumo:
Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DE STEWART CONTROLADA USANDO SENSORES INERCIAIS Autor: ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 21834
Catalogação: 05/08/2013 Liberação: 02/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21834@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21834@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21834
Resumo:
Simuladores de movimentos são sistemas mecatrônicos que reproduzem as
principais atitudes e movimentos de um veículo. Neste estudo serão analisados
simuladores baseados em mecanismos com 3 e 6 graus de liberdade. No segundo
caso, o mecanismo é capaz de reproduzir todos os ângulos de atitude (rolagem,
arfagem e guinada) e todos os deslocamentos lineares (lateral, vertical e
longitudinal) com limitações, porém com amplitude suficiente de modo a
possibilitar os principais movimentos associados ao veículo. O uso de
transdutores de deslocamento linear nestes mecanismos articulados introduzem
elevados efeitos de inércia, além de aumentar a massa dos mesmos, diminuindo
sua relação carga/peso e sua eficiência. Atualmente, o grande desenvolvimento de
sensores do tipo unidade de medição inercial (IMU) aumentou a disponibilidade
destes no mercado e reduziu muito seu custo. Como se trata de acelerômetros
triaxiais em conjunto com girômetros também triaxiais, sensores como este
podem ser usados para determinar a posição e a orientação no espaço de
mecanismos com seis graus de liberdade, como a Plataforma Stewart. Neste
trabalho será desenvolvida uma metodologia para modelagem da cinemática de
mecanismos paralelos baseada nos derivativos de suas matrizes jacobianas. Esta
metodologia é avaliada em um mecanismo paralelo plano de três graus de
liberdade e em uma Plataforma Stewart. Com a metodologia de modelagem
validada, é implementada uma estratégia de controle baseada no uso de um sensor
tipo central inercial para o controle de posição, velocidade e aceleração destes
mecanismos. Os resultados das simulações indicam a possibilidade do uso destes
sensores nestes tipos de equipamentos e apontam para a necessidade de avaliar
esta metodologia em testes experimentais.
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