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Coleção Digital
Título: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E PROVÉRBIO: OS GÊNEROS DISCURSIVOS PELA NOVA RETÓRICA Autor: CRISVANIA SANTOS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 21818
Catalogação: 31/07/2013 Liberação: 31/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21818@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.21818
Resumo:
Título: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E PROVÉRBIO: OS GÊNEROS DISCURSIVOS PELA NOVA RETÓRICA Autor: CRISVANIA SANTOS
Nº do Conteudo: 21818
Catalogação: 31/07/2013 Liberação: 31/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21818@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.21818
Resumo:
Há um consenso de que os provérbios sintetizam uma regra social ou moral transmitidas de geração em geração. O provérbio é compacto e fácil de ser memorizado. Considerando o seu funcionamento discursivo, este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido causados pela sua reconstrução no gênero anúncio publicitário. Assim, foram selecionados três anúncios (um de cerveja, um de carro e outro de pneu) veiculados na Revista Veja, anunciados no período de 2002 a 2012. Os pressupostos teóricos são os de Miller (1994) e Bazerman (2005), representantes da Nova Retórica, que considera os gêneros como formas de ações sociais. Os resultados demonstram que a publicidade transgride os provérbios para comunicar novas mensagens a partir de enunciados convencionalmente aceitos pela população. Deste modo, seu discurso torna-se ainda mais persuasivo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |