$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O MÉTODO AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO DE ATRIBUTOS PARA PROJETOS: UMA CONTRIBUIÇÃO À ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GILBERTO RANGEL DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 21739
Catalogação:  10/07/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21739@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21739@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21739

Resumo:
As atuais pesquisas em Ergonomia do Ambiente Construído investigam os usuários e sua relação com o ambiente através de métodos específicos com foco na Ergonomia física e na percepção do usuário. Pretende-se nessa pesquisa analisar o Método Constelação de Atributos orientada para a percepção do usuário e a partir desta, propor um novo método. O estudo do método, bem como sua aplicação será exemplificado através de pesquisa realizada utilizando as cozinhas residenciais como aplicação prática da pesquisa. A cozinha é um dos ambientes que mais tem sofrido sensíveis mudanças nos aspectos sociais, econômicos, tecnológicos, ergonômicos, entre outros. Faz-se um resgate histórico desde espaço desde a Idade Média até as atuais cozinhas utilizadas pela sociedade brasileira. Realiza-se uma busca pelas legislações e normas técnicas que definem os espaços de cozinhas em apartamentos multifamiliares, através dos Códigos de Obra e Edificações de seis capitais brasileiras e avalia-se a Norma NBR 14033 que trata de mobiliário de cozinhas residenciais. Durante a realização desta pesquisa avaliou-se o Método Constelação de Atributos sua aplicação e resultados em uma pesquisa aplicada e ainda, em outras duas dissertações de mestrado onde o método também foi utilizado. A partir de análises realizadas propõe-se uma nova metodologia como forma de aprimorar e qualificar os atributos atribuídos a um ambiente construído por parte de especialistas e usuários, fundamentado na metodologia já existente. A nova metodologia é aplicada a um grupo de especialistas e usuários na cidade do Rio de Janeiro. Conclui-se o trabalho com a definição detalhada de uma nova metodologia de investigação da percepção do usuário frente ao ambiente construído.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui