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Coleção Digital
Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA SUSPENSÃO INTERCONECTADA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LEO HERSZENHAUT
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 21736
Catalogação: 09/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21736
Resumo:
Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA SUSPENSÃO INTERCONECTADA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LEO HERSZENHAUT
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 21736
Catalogação: 09/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21736
Resumo:
Este trabalho apresenta a modelagem e simulação de uma suspensão veicular do tipo interconectada empregando um modelo plano não linear de veículo com quatro graus de liberdade (roll - ou pitch - e heave da massa suspensa e deslocamentos verticais das duas massas não suspensas), incluindo o mecanismo da suspensão e amortecedores com reações de bump e rebound diferenciadas. Apresenta também a análise da influência deste tipo de suspensão no controle do ângulo de rolagem (ou arfagem) do veículo. Inclui-se uma comparação do comportamento com o do modelo linear do tipo massa-mola-amortecedor convencional.
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NA ÍNTEGRA |