$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DINÂMICA LONGITUDINAL E CONTROLE DE TRAÇÃO APLICADO A UM VEÍCULO COM TRAÇÃO INTEGRAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME MACHADO PEREIRA

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
RICARDO TEIXEIRA DA COSTA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 21709
Catalogação:  02/07/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21709@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21709@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21709

Resumo:
Esta monografia tem como objetivo modelar e simular o desempenho de um veículo automotivo operando em carga plena, ou seja, com aceleração máxima. A primeira etapa do trabalho consiste no Matching do motor: definir as relações de marcha do sistema de transmissão (caixa e diferencial), a fim de adequar o comportamento do veículo ao desejado. Para tal, foi necessário construir uma tabela incluindo diversos parâmetros do veículo, como torque, rotação do motor, velocidade, aceleração, forças resistivas, entre outros. Esta tabela foi introduzida no software Microsoft Excel, para que fossem realizadas as primeiras simulações do comportamento do veículo partindo do repouso com aceleração total, até atingir sua velocidade máxima. A partir do mapa de desempenho do motor e de três hipóteses distintas (sub-rotação, projeto ótimo e sobre-rotação), foi possível obter as relações de marcha e do diferencial, assim como os gráficos do desempenho do veículo para cada configuração desejada. A segunda etapa deste projeto consiste em uma simulação mais fidedigna da dinâmica longitudinal do veículo durante seu desenvolvimento em carga plena. A ferramenta virtual de simulação Simulink com o toolbox SimDriveline foi fundamental para tal, por considerar aspectos mecânicos e dinâmicos ignorados pelo Excel, tais como atritos e inércias dos rolamentos e o deslizamento dos pneus. O principal objetivo desta etapa é introduzir um controle de tração no veículo com tração integral e analisar as alterações no desempenho do mesmo. Assim, foram utilizados os parâmetros obtidos na primeira etapa do projeto (Matching), de modo a comparar os gráficos das simulações com e sem este controle no deslizamento das rodas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui