$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DETECÇÃO DE CORPOS ESTRANHOS METÁLICOS NÃO-MAGNÉTICOS POR TRANSDUTORES GMR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIEL DRUMMOND DE M SIMONSEN

Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 21708
Catalogação:  02/07/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21708@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21708

Resumo:
O presente projeto de graduação consiste na aplicação de transdutores GMR (Magneto-resistência Gigante), em configuração gradiométrica, à detecção de corpos metálicos não-magnéticos inseridos no corpo humano, como projéteis de armas de fogo, usualmente de chumbo. A técnica utilizada, além de não invasiva, reduz o tempo de cirurgia para extração do corpo estranho, bem como o risco de insucesso na operação, vantagens significativas em relação às técnicas convencionais atuais. Corpos metálicos não ferromagnéticos, como o chumbo, por não possuírem magnetização remanente, não podem ser medidos diretamente com um sensor magnético. Neste caso, deve-se aplicar ao material um campo magnético primário alternado que irá gerar correntes elétricas parasitas no metal (eddy currents), as quais, por sua vez, irão gerar um campo secundário que pode ser medido por um magnetômetro suficientemente sensível, sendo capaz de fornecer informações sobre a posição e massa do objeto estranho. O projeto engloba a descrição teórica e modelagem física do problema, explicando o funcionamento dos transdutores GMR; a definição dos parâmetros do solenóide, necessário para produzir o campo magnético primário; bem como a simulação e implementação prática de um circuito de leitura, seguido de sua caracterização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
ANEXO 1  PDF
ANEXO 2  PDF
ANEXO 3  PDF
ANEXO 4  PDF
ANEXO 5  CIR
ANEXO 6  CIR
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui