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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO? Autor: MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21707
Catalogação: 02/07/2013 Liberação: 02/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21707
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO? Autor: MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA
Nº do Conteudo: 21707
Catalogação: 02/07/2013 Liberação: 02/07/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21707
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar o currículo da Educação
Infantil organizado em torno das datas comemorativas do calendário civil e
religioso em duas escolas de Educação Infantil em um dos cinco municípios mais
populosos em relação à faixa etária de 0 a 6 anos do estado do Rio de Janeiro.
Compreendendo a infância como categoria social e da história, parte da cultura e
produtora de cultura, a Educação Infantil como direito da criança e o currículo
como experiência de cultura, tem como referência teórica Bakhtin, Vygotsky,
Benjamin, Sarmento e autores que pesquisam a escola e o currículo. Procurando
compreender por que as escolas de Educação Infantil organizam o currículo em
torno de datas comemorativas, se é orientação da rede de ensino e a origem dessa
prática; conhecer e compreender práticas e interações entre crianças e adultos,
possíveis implicações na constituição de suas subjetividades, se essa prática se
relaciona a outras práticas e concepções presentes na instituição e identificar
aprendizagens que circulam nesse ambiente. O primeiro capítulo apresenta
brevemente a história recente da Educação Infantil no Brasil e a concepção de
infância assumida nessa pesquisa. O segundo capítulo procura demonstrar como o
tema se encontra presente, apresenta o currículo, as políticas, o debate sobre a
Educação Infantil e implicações na prática cotidiana. O terceiro expõe as
referências teóricas, estratégias de pesquisa, informações sobre o município,
sistema de ensino, escolas pesquisadas e processo de aproximação e inserção no
campo. O quarto capítulo trata das observações, entrevistas e análise de
documentos. O quinto capítulo intenta sintetizar os pontos mais relevantes dapara a percepção de outras possibilidades de trabalho que sejam efetivamente
identificadas com as subjetividades que dialogam na escola.