INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO DESIGNER EM UM AMBIENTE DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO EDUARDO CHAGAS SOBRAL

Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 21687
Catalogação:  17/06/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21687

Resumo:
Esta tese parte da premissa que os ambientes de convergência, construídos a partir da tecnologia digital, estão afetando a disciplina de fotografia nos cursos de Design e, por conseqüência, interferindo nos processos de aprendizagem e na formação do designer. Esta investigação visa compreender o que os professores entendem por disciplina de fotografia, e, apropriando-se das novas tecnologias, que estratégias eles usam para disseminar o conhecimento entre os alunos. A pesquisa iniciou com uma pequena digressão sobre a fotografia na contemporaneidade e sobre a linguagem fotográfica, além de um levantamento sobre a disciplina de fotografia nos cursos de Design da PUC- Rio e da Univille, analisando as matrizes curriculares, ementas e percursos metodológicos. Foram também realizadas entrevistas com os professores que ministram esta disciplina, com o objetivo de colher e categorizar dados, os quais foram submetidos à técnica Análise do Conteúdo sob o enfoque dos lugares da imagem, contribuindo com a percepção sobre o papel que a fotografia desempenha em um diferente cenário tecnológico e na formação do designer nos cursos de Design da PUC- Rio e da Univille.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui