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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NAS FAVELAS Autor: EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 21606
Catalogação: 04/06/2013 Liberação: 04/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21606@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21606@2
Resumo:
Título: O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NAS FAVELAS Autor: EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
Nº do Conteudo: 21606
Catalogação: 04/06/2013 Liberação: 04/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21606@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21606@2
Resumo:
O presente artigo tem como principal eixo duas questões que dizem respeito às
escolas públicas localizadas nas favelas cariocas: papel da escola pública no
universo das favelas e a antinomia entre as lógicas socializadoras desenvolvidas
pela escola e pelas famílias de origem popular. A imbricação dessas questões
constitui desafio considerável à tarefa de elevar o nível de aprendizado das
crianças moradoras das favelas. Nesse sentido, o artigo percorre o surgimento
da favela como questão para a cidade do Rio de Janeiro, para, logo em
seguida, tratar das relações entre escolas, estudantes e suas famílias. Ao final,
procuramos apontar alguns caminhos possíveis para a superação da antinomia
entre as lógicas socializadoras da escola e das famílias populares. Mantemos
ainda a convicção de que a escola, para além do seu papel tradicional, pode
ajudar a reconhecer a favela como parte fundamental da cidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |